1

O brilhante economista Luiz Carlos Bresser-Pereira é um cinéfilo obsessivo, que mantém uma lista atualizada de filmes “vistos recentemente” que chega a 1.232 títulos cotados. Cada um deles traz uma pequena ficha técnica e uma ou duas linhas apreciativas.

Como crítico de cinema, Bresser-Pereira escreveu regularmente para o jornal ‘O tempo’ entre 1953 e 1955. Essas críticas merecem ser estudadas, pois, além do valor do texto, já se tornaram um documento histórico: sobre o autor, o cinema então exibido, as preocupações e os estilos da crítica brasileira da época.

É fascinante ler, por exemplo, seu relatório sobre o I Festival Internacional de Cinema do Brasil em São Paulo em 1954, com a conclusão de que o Brasil não tinha capacidade de fazer um festival de nível internacional, gastando 20 milhões de cruzeiros mais ou menos à toa com uma mostra mal organizada, mas que adquiriu 300 importantes películas e consolidou a Cinemateca Brasileira.

Há um buraco na produção de suas críticas depois de 1955, e ele só volta a publicar críticas de cinema a partir dos anos de 1980, de modo esporádico, nos jornais Folha de S. Paulo e Valor Econômico, com longos intervalos entre os textos.

Bresser-Pereira abandonou sua promissora, mas economicamente inviável carreira de crítico de cinema, a despeito de estar para ela vocacionado, para atender, como é de praxe, às necessidades da vida, tornando-se advogado, economista, professor e, finalmente, ministro da Fazenda.

Mas o economista nunca perdeu a paixão cinéfila e manteve atualizada sua lista de filmes vistos. Quem uma vez foi mordido pela mosca azul do cinema nunca deixa de sentir a coceira da picada, e assim ele vai atualizando sua lista, com apreciações apressadas, algo simplórias, eivadas de marxismo.

Todo cinéfilo obsessivo tem suas listas secretas: de filmes vistos, de filmes que sonha ver, de filmes que já possui, de filmes que deseja ainda possuir. Eu também tenho as minhas listas: intermináveis, inúteis, sem sentido, apaixonantes. Um dia, quando me cansar delas, hei de publicá-las.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s