The Spirit of Berlin (O espírito de Berlim, 1945)
The Spirit of Berlin (O espírito de Berlim, 1945)

Logo após a capitulação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, em meio ao imenso cenário de ruínas em que foi convertida a cidade de Berlim, vemos a população concentrada em torno do ativo mercado negro no Portal de Brandenburgo, algumas crianças tristonhas a brincar sozinhas ou a sorrir aproveitando o sol de verão, enquanto jovens e senhoras vivem o duro dia a dia na cidade arrasada e ocupada pelas tropas russas, americanas, inglesas e francesas.

Algumas dessas mulheres de semblante carrancudo até há pouco tempo vibravam com os discursos alucinados de Hitler no Berlin Sportpalast. Agora elas se mostram antipáticas ao cinegrafista que registra seu humilhante trabalho de coleta da água em baldes ou suas atividades caseiras nos prédios sem as fachadas, a intimidade exposta aos passantes. O flagrante do cinegrafista lembra uma cena do filme de propaganda nazista Jud Süss (O judeu Süss, 1940), de Veit Harlan:

Jud Süss (O judeu Süss, 1940), de Veit Harlan.
Jud Süss (O judeu Süss, 1940), de Veit Harlan.

Nesta cena, o perverso “judeu Süss”, Ministro das Finanças do Ducado de Württemberg, manda demolir metade da casa de um ferreiro que avançava sobre a rua que obteve do Duque para explorar pedágios, e a amante dele, ao ver a casa sem fachada, ocupada por soldados, exclama antes de beijar Süss: “Parece uma casa de bonecas! Como você é inteligente e horrível!”. Os alemães, que imaginaram assim sua vitimização pelo “judeu” para legitimar o Holocausto que praticavam, não imaginaram que viveriam tal cena na carne, como vítimas reais de uma espécie de “lei do retorno”.

Ver o filme aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “FILMAGENS EM CORES DE BERLIM EM JULHO DE 1945

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s